shakespeare
400 – autenticidade
Nalguns compêndios de teoria literária tem-se
notícia de um certo J. M. Robertson, certamente uma autoridade, certamente um
estudioso do cânone de Shakespeare, que se aventurou a falar de uma
“desintegração” do mesmo Shakespeare.
Pela letra de J.M. Robertson, Shakespeare
reduzir-se-ia à paternidade efectiva e individual de algumas das peças mais
celebrizadas, sendo outras (Mercador de
Veneza e Júlio César, for instance)
uma montagem de retalhos escritos por Marlowe, Greene, Peele, Kyd e outros
dramaturgos esquecidos desse tempo.
Isto porque este scholar, Robertson, competente detective literário (como lhe
chamaria Woody Allen), investigou e detectou incoerências, marcas verbais,
paralelismos literários que não colam lá muito bem para o caso de uma autoria
única e individualizada.
Não sei bem porquê, acredito nisto.
Será uma presunção desse J.M. Robertson, um
método falacioso, ou uma arbitrariedade, mas mesmo assim, por puro e rasteiro
instinto meu acredito na tese. Que hei-de fazer?
Tanta disparidade temática, tanta variedade
imagética, tanta informação histórica, tanta complexidade filosófica, tanta
experiência humana contadas por um único sujeito? Oh, não. A menos que esse a
quem alguém atribuiu a designação de William Shakespeare fosse mesmo Deus…
Robertson seleccionou passagens shakespearianas
cuja semelhança com passagens de outros dramaturgos contemporâneos de
Shakespeare era flagrante. O que, já se compreende, não quer dizer que
Shakespeare não possa ter aqui e ali facilitado, roubado, apropriado de modos
alheios, descuidar-se, aviar qualquer coisa que lhe estivesse a jeito por uma
urgência de produção.
Também não quer dizer que Shakespeare não posa
ter feito uso de estilos diferenciados, não possa ter incorrido, aqui e ali na
imitação (quiçá na citação crítica disfarçada).
É
preciso ver que a arte isabelina era uma arte dita comunitária, uma espécie de
criação colectiva como foi moda (e parece que ainda é) no teatro de criação
contemporânea, visando o apagamento da individualidade criadora, a star, o divo, e exaltando o génio
colectivo, a criatividade das massas contra a predestinação do génio
individualista excepcional que se ergue da massa anónima.
Na
arte isabelina a colaboração diversificada, a parceria, era o costume, e a
individualização estilística podia ser deliberadamente diluída, para não dizer
completamente apagada a posteridade. E nessa tese já eu embarco.
Mas se assim aconteceu, foi uma circunstância que
baralhou a vida do investigador literário e deu azo a equívocos, monumentais
equívocos e falsificações, provavelmente. E injustiças. Provavelmente.
Se a investigação literária pôde detectar alguns
passos do homem Will Shakespeare, alguns movimentos e circunstâncias de vida e
sociabilidades prováveis, não há documentações categóricas como prova, nem cartas,
nem diários, nem memoriais. Há episódios anedóticos de suspeitosa veracidade.
Nada de taxativo. Os tentames biográficos, dizem os teóricos, resultaram ou em
banalidades ou em factualidades romanceadas.
Sabemos lá da veracidade da convicção que se
generalizou quanto aos momentos depressivos do homem Shakespeare que o possam
ter impelido à escrita de sangrentas tragédias ou de amaríssimas comédias,
desembocando na pacificação interior que se consubstanciou artisticamente em A Tempestade.
E nem será despiciendo pensar que as oscilações
de estilo e de tema em Shakespeare pudessem ter tido relação com os públicos circunstanciais,
o mais popular ao ar livre do Globe Theatre, ou o mais seleccionado e fechado
no Blackfriars Theatre.
Porque ninguém sabe ao certo dos desgostos do
homem Shakespeare e não é elegante depreender a vida de um autor pelo cariz das
obras que produz.
Não é preciso estar-se deprimido para escrever
uma tragédia com muitos mortos e feridos, e nem se vai a correr escrever uma
comédia quando se está contente que nem um rato. Não vamos imputar aos autores,
por amor de Deus, que simplismo!, as ideias e as tendências das suas personagens.
Na época de Shakespeare os métodos biográficos
não eram de forma nenhuma os que se viriam a impor em épocas subsequentes e a
posteridade não seria ainda um dado que afectasse seriamente a consciência de
um autor isabelino, e nem ele pretenderia talvez exibir-se ao mundo como
personalidade pela interposta pessoa/personagem que criava.
Haverá uma pessoa, um ser humano singular por
detrás de Macbeth, de Hamlet, de Prospero, ou haverá várias?
Shakespeare foi alguma vez a Veneza, a Verona, à
Dinamarca?
Shakespeare foi alguma vez na vida militar,
advogado, lavrador, ou judeu?
Com pilhas da graça, a actriz Ellen Terry chegou
mesmo a perguntar à intelectualidade investigatória do seu tempo se Shakespeare
não terá sido também mulher, já que o critério biográfico se apresentava tão
escandalosamente simplista.
Mas está muito bem. Alinho na ideia de Keats: o poeta é tudo e nada. Tanto gosto lhe dá
conceber um Iago como uma Imogene. Um poeta é a coisa menos poética deste
mundo, porque não tem identidade, está constantemente a dar forma e a preencher
uma outra pessoa.
Ou lá podemos cair na síntese de Bernard Shaw:
não, não foi Shakespeare que escreveu Hamlet,
Romeo e Julieta, Rei Lear, não, quem escreveu isso tudo foi um fulano que por
acaso também era natural de Stratford, por acaso nascido no mesmo dia de
Shakespeare, e que por improvável acaso também se chamava Shakespeare…
E acrescento com respeito a versões definitivas
das peças: não as há absoluta e inquestionavelmente definitivas. Nunca as
houve, a despeito de gerações de scholars
se terem dedicado às mais aturadas pesquizas.
Nenhuma das versões existentes de cada peça pode,
por conseguinte, ser considerada autêntica.
Há as versões aparecidas a partir de 1594, os in quarto, e as de 1623, os in folio – apenas questão de formato.
Outra incerteza, em muitos casos, são
as fontes. E as fontes foram os ditos livros de ponto, ou cadernos de actores
que eram cópias feitas a partir de circunstanciais representações.
Especialistas há que situam o ponto
fulcral das dificuldades de autenticidade apresentadas pela obra de Shakespeare
no facto de o autor ser um homem de teatro, que vivia do teatro e no teatro, um
prático, um homem que trabalhava para concretas e materiais representações sem
cuidados (ou pelo menos sem exagerados cuidados) com a posteridade. Quer-se
dizer, sem cuidados de saber que o que fazia viria também a ser Literatura.
O caso das datas. A Tempestade, um exemplo. Foi estabelecido que teria sido o último
drama shakespeariano, com toda a aparente probabilidade escrito depois de 1610.
Mas esta tese irrefutável também contou com as suas refutações. A principal
delas teve a ver com a descoberta da peça de um certo Jakob Ayrer, de
Nuremberg, Die Schöne Sidea, datada
de 1595, glosando uma história muito semelhante à de A Tempestade.
Ora acontece que a partir de 1593 os
actores ingleses passaram a ir em digressão a Nuremberg representar peças
inglesas. E logo se disse que a peça do tal Jakob Ayrer tinha sido influenciada
pelo que ele havia visto nos espectáculos dos ingleses. O que imediatamente deu
lugar a suposições de que A Tempestade poderia
remontar a data anterior a 1610.
A questão também poderá ser posta às
avessas. Quando os actores ingleses regressaram de Nuremberg, Shakespeare
tê-los-ia ouvido falar no drama do alemão e ter-se-ia interessado pelo assunto,
e tê-lo-ia tratado à moda dele.
Ou então, tanto Shakespeare como Ayrer
se basearam na mesma lenda e beberam da mesma fonte – não esquecendo, ainda,
uma novela espanhola de Antonio de Eslava, intitulada Noches de Invierno versando idêntico assunto.
O problema das fontes é, aliás, central
a grande parte da novelística e da dramaturgia clássicas. Não podemos esquecer
que as tragédias gregas eram dramatizações de mitologias que todo o povo de
Atenas conhecia de cor, ponto de partido para o entendimento dos subentendidos
e dos subtextos de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
Em Shakespeare temos as fontes da
realidade histórica dramatizada sobre as tábuas do palco. Mas não só. Porque há
as fontes especificamente literárias, como é o caso da novelística italiana,
fonte recorrente das mais afamadas obras da dramaturgia shakespeariana. Já não
falando das fontes dos dramas espanhóis. Já não falando das fontes dos
clássicos franceses. Ou não falando até de Goethe e Schiller.
Sem comentários:
Enviar um comentário